O Dia de Acção de Graças é precisamente aquele momento do ano em que conscientemente agradecemos as coisas mais simples e maravilhosas da vida e procuramos estar junto daqueles que amamos.
No dia 24 de novembro, no seguimento das sessões de promoção de leitura que decorreram na semana de 14 a 18 do mesmo mês e que tiveram por base o livro A história dos Peregrinos de Katharine Ross, os alunos, professores, educadores e funcionários foram convidados pela Biblioteca Escolar do Centro Escolar N.º 2 a recriar o primeiro banquete do Dia de Ação de Graças que teve lugar em 1621. A ementa do dia consistiu em peru, puré de batata, e o delicioso milho, uma riqueza que os Nativos Americanos deram a conhecer aos Europeus. A todos os alunos foi distribuído uma bonita ementa em Português e Inglês.
Na tarde do mesmo dia realizou-se um lanche-convívio onde não faltaram as famosas tartes de abóbora - confecionadas pela Educadora Lurdes Correia e pela Professora Sandra Pratas com o precioso auxílio das assistentes operacionais D.ª Céu e D.ª Luísa.
Todos os alunos que compareceram vestidos à época receberam um certificado de participação e houve ainda prémios para as melhores indumentárias. O 1.º prémio, consistindo num bonito diário “Índio” foi entregue ao aluno Rodrigo Silva do 2.º D que a partir de materiais reciclados concebeu um criativo traje Nativo Americano. O segundo lugar ex aequo foi atribuído às alunas Maria Inês Clemente e Inês Colaço Ascenso do 4.º G que por sua vez receberam uma fantástica t-shirt da Rede de Bibliotecas Escolares.
Foi uma atividade divertida que sem dúvida contribuiu para a formação cívica dos alunos e os enriqueceu culturalmente.
Sem comentários:
Enviar um comentário