sexta-feira, 16 de setembro de 2011

“Cada leitor é um mundo, cada livro uma aventura”


Decorreu na primeira semana de aulas, mais propriamente no dia 16 de Setembro, a apresentação da Biblioteca Escolar do Centro Escolar n.º 2 aos alunos do Pré-escolar e do 1.º ano. Os alunos foram recebidos com um desafio: descobrir qual a profissão descrita num poema de José Jorge Letria e que rezava assim: Vivo cercado de livros/sem ter melhor companhia/ pois aquilo que os habita/ é o que me dá alegria. Outros versos cantavam: Nas prateleiras eu guardo/ o romance e a poesia/ do amor que tenho aos livros/ faço o pão de cada dia. Um aluno do Jardim de Infância surpreendeu com a sua resposta pronta: Bibliotecária!
Os alunos tiveram ainda a oportunidade de conhecer as regras de comportamento e de utilização da Biblioteca Escolar. De seguida foi dada a conhecer de forma simplificada a organização da Biblioteca por cores e números de acordo com as regras de classificação decimal universal.
Todos os alunos conheceram ainda “O Escritor do Mês” uma das rubricas mensais da Biblioteca Escolar, que em Setembro elegeu Alice Vieira. Inigualável ao nível da literatura infanto-juvenil, a autora conta com mais de trinta anos ao serviço da escrita. Rosa, minha irmã Rosa e sobretudo a coleção dos livros com cheiro captaram a atenção dos nossos visitantes.
E claro que a vinda destes nossos pequenos leitores teria de ser brindada com uma sessão de leitura inaugural. Assim, e no âmbito do Projeto de animação de leitura “Ler em dias de…” contou-se com voz doce “ A entrada para o Jardim-de-Infância” da coleção Pé ante pé. O impacto afetivo que rodeia a entrada no jardim de infância é incontornável. Procurou-se deste modo abordar o problema percorrendo as rotinas que poderão ser fonte adicional de conflito para as crianças, como a alimentação e o sono. Assim, as crianças foram convidadas a apontar comportamentos não adaptativos como o choro, o isolamento, na perspetiva de quem já os conseguiu ultrapassar. O livro aponta ainda os objectos de transição, a fraldinha, o peluche favorito, nos quais as crianças projetam uma enorme carga afetiva e que serve para estabelecer a ponte entre a casa e a escola. Também, o facto de a história apresentar uma estruturação do tempo em sequência é essencial para a aquisição da leitura e da escrita, já que dela dependem a memória intelectual e a compreensão leitora.
Da mesma forma, para os alunos que entraram agora para o primeiro ano do 1.º Ciclo, igual fonte de ansiedade para muitos alunos, foi utilizada a estratégia de conduzir a exploração da história no sentido de serem os leitores, num registo lúdico-pedagógico, a identificarem comportamentos desadequados ao contexto escolar. Através de uma leitura dramatizada, foi narrada a história dos premiados autores Tony Ross e Jeanne Willis: Odeio a escola! É sem dúvida uma história fantástica e divertida, cheia de peripécias e muita muita imaginação e que, segundo uma “professora primária devidamente identificada”, é “Um livro maravilhoso, que li de uma assentada!”… Assim, a narração de “era uma vez uma menina que não gostava de aprender, o seu nome era Ana Rita e queria ver a escola a arder…” divertiu a plateia e quem a contou!
Os alunos foram ainda brindados com um marcador de livros que esperamos que sirva também para marcar nas suas memórias o prazer da leitura, dando-se assim os primeiros passos conducentes à meta primordial de toda e qualquer biblioteca: a formação de leitores!

Sem comentários:

Enviar um comentário