segunda-feira, 5 de março de 2012

Uma Aventura em Rio Maior

No dia cinco de março de 2012, início da Semana da Leitura - que decorreu de 5 a 9 de Março de 2012 - no Agrupamento Vertical Fernando Casimiro Pereira da Silva, teve lugar a atividade “A ler com…” que teve como convidada de honra a Professora e Escritora Ana Maria Magalhães.
Com uma obra que conta com mais de uma centena de livros, Ana Maria Magalhães dispensa apresentações, não sendo nunca por demais referir o seu inestimável contributo para a literatura infanto-juvenil. A sua dedicação aos alunos ao longo de trinta e nove anos de ensino e a sua dedicação à coisa pública são também a todos os níveis admiráveis. Ana Maria Magalhães, na famosa dupla que estabeleceu com Isabel Alçada, contribuiu significativamente para a formação de novos leitores ao longo de várias gerações que com ela descobriram o prazer da leitura.
Querendo de alguma forma retribuir as muitas horas de aventura que Ana Maria Magalhães lhes proporcionou, alunos de todos os ciclos de ensino do Agrupamento Vertical Fernando Casimiro Pereira da Silva surpreenderam a nossa convidada com um espetáculo baseado nas suas obras mais emblemáticas.
A manhã do dia 5 de Março iniciou-se com um especial agradecimento por parte do Coordenador das Bibliotecas Escolares, Dr. Humberto Novais, a todos os professores e alunos que tornaram possível este encontro. Deixou também um especial agradecimento à Câmara Municipal pela disponibilização do Cineteatro de Rio Maior, palco desta comemoração da leitura e desta festa da palavra.
Os primeiros alunos a pisarem o palco foram os alunos António Silva e Pedro Siopa do 4.º G do Centro Escolar N.º 2 que leram o conto “Um pombo curioso” da coletânea Contos de um mundo com esperança, uma generosa contribuição de Ana Maria Magalhães e Isabel Calçada para a Amnistia Internacional.
Seguiu-se o teatro de fantoches “A cegonha e a tartaruga” realizado a partir do livro As três fábulas, também de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, e levado a cabo pelas alunas monitoras da BE do Centro Escolar N.º 2: Inês Ascenso, Inês Clemente, Carlota Gonçalves, Mafalda Correia e Leonor Fernandes. Um grande obrigada também à Educadora Lurdes Correia de cujas mãos saíram estes enternecedores fantoches.
Na sequência da leitura e exploração da obra Uma aventura na Quinta das Lágrimas nas aulas de Língua Portuguesa, a atuação seguinte foi da responsabilidade dos alunos do 5.º B que nos transportaram para Coimbra, a cidade onde todos somos poetas e que serviu de ninho de amor à paixão imortal de Pedro I e Inês de Castro.
Estes amores proibidos foram revividos por lindíssimos fantoches trajados à época. Numa aguarela medieval, a terceira parte da atuação culminou com uma feérica dança dos amantes marionetas que “só queriam ser felizes sem fazer mal a ninguém. O seu amor era total e tal paixão tornou-se lenda de alcance mundial.”
De louvar a dedicação e o empenho das Professoras Manuela Aranha e Paula Lourenço que tornaram possível este emocionante regresso ao passado. Agradecemos também a participação dos alunos Gonçalo Simões, Rui Araújo, Rúben Morgado, Rita Martins, Maria Barbosa, Francisca Tiago, Sara Miranda, Bárbara Marques, Diogo Antunes, Beatriz Santo, Francisco Cerveira e Isa Carvalho.
Seguiu-se depois o Concurso de Leitura “Aventura-te na Quinta das lágrimas” da responsabilidade da Biblioteca Escolar e que teve como destinatários as turmas do 7.º B, 7.º C, 7.º D e 7.º E. O júri foi composto pelas Professoras Sandrina Ribeiro e Cristina Santos. A dupla que se sagrou vencedora, composta pelos alunos Lucas Fonseca e Beatriz Silva do 7.º B, recebeu ainda um certificado de participação e um livro oferecido pela Biblioteca Escolar.
Sob orientação da Professora Cristina Santos, Ana Rita e Telmo Tinta do 7.º B procederam ainda respetivamente à leitura de um excerto de Uma aventura no Egito e de um poema de José Jorge Letria - “Esta Língua Portuguesa”. Ambas as leituras foram acompanhadas por Bruno Fernandes e Guilherme Martins à viola e por Maria Clara na flauta transversal. Deixamos aqui um aplauso fortíssimo ao aluno Lucas Fonseca, que para além da vitória obtida no Concurso de Leitura, cantou e acompanhou ao piano o tema musical de “Uma Aventura”, a cujo refrão a plateia não resistiu a juntar-se.
No posterior momento de interação com a Escritora, em que o tempo não foi suficiente para responder às infindáveis questões dos alunos, a escritora apresentou a sua última aventura literária - Uma Aventura no Sítio Errado -, cuja publicação terá lugar já no próximo dia 13 de março. Um dos primeiros exemplares deste excelente livro “para despertar ou aprofundar o gosto pela leitura, na escola ou em casa”, foi generosamente oferecido pela nossa convidada a um dos alunos do Agrupamento Vertical Fernando Casimiro Pereira da Silva. A Escritora deixou à Biblioteca Escolar a tarefa de encontrar esse aluno que simbolicamente representará todos, pelo que na Biblioteca Escolar da escola sede se deu já início ao sorteio do mesmo. Esse aluno ou essa aluna apenas terá que preencher uma ficha de candidatura e fazer figas para conhecer esta aventura em primeira mão.
A atividade terminou com a simpática intervenção da Ex.ª Sr.ª Vereadora da Educação, Dr.ª Sara Fragoso, que partilhou com os alunos algumas das suas memórias pessoais, nomeadamente o livro que a “agarrou à leitura”.
Este encontro com Ana Maria Magalhães pretendeu contribuir para o desenvolvimento dos hábitos de leitura dos mais jovens e foi, indubitavelmente, uma belíssima maneira de iniciar a 6.ª Edição da Semana da Leitura.
Obrigada, Dr.ª Ana Maria Magalhães!

Sem comentários:

Enviar um comentário