sexta-feira, 20 de abril de 2012

A evolução através dos tempos




Tudo começou com um planeta deserto, quentíssimo sem hipótese de vida. Um dia começou a chover e choveu, choveu durante anos, décadas, séculos, milénios …

Na água apareceram as primeiras formas de vida, pequenos invertebrados que rapidamente se transformaram em peixes durante o período Silúrico (o primeiro dos quatro períodos da era paleozoica).

Já no período devónico os peixes transformaram-se no primeiro anfíbio de nome acanthostega.

No período carbónico apareceram os répteis como o pabothyris, o pareiasaurus e o scutosaurus.

No pérmico surgiram os répteis mamalianos com o grande estemmenosuichus que significava crocodilo coroado.

Na era mesozoica apareceram os famosos dinossauros.



No triásico instalaram-se os primeiros dinossauros como pleteosaurus (lagarto plano), o coelophysis (um pequeno dinossauro) e o eudimophodon (um reptil voador e não um dinossauro).

No jurássico, dinossauros mais evoluídos como o braquiosaurus (um sauropede  com uma altura de um prédio de quatro andares), o diplodocus (duplo corpo), o stegossaurus (um dinossauro que usava as placas para se aquecer),e o allosaurus (o mais temido desta época) .

No cretácico os mais famosos dinossauros apareceram como o terrível tiranossauros rex (lagarto rei tirano), o spinosaurus (lagarto vela), deynonichus (garra terrível), o trodonte (o dinossauro mais inteligente) o ankylosaurus ( um dinossauro com uma armadura indestrutível,) o triceratops (um dinossauro com três chifres, dois na testa e um no focinho) e o iguanadonte (dentes de iguana).

No período terciário na era senozoica os dinossauros morreram e apareceram as primeiras aves seguindo-se os mamíferos.

Já na época pleistocénia os antepassados dos homens tal como o neondratal apareceram e agora estamos na época holocénica, a época do homem moderno.

Em resumo a evolução seguiu o trajeto:

Do invertebrado ao peixe, do peixe ao anfíbio, do anfíbio ao réptil, do réptil até à ave, da ave até ao mamífero e do mamífero até ao homem.

 Nota

Texto produzido pelo aluno Tomás Guerreiro do 4º G do centro escolar nº 2. A pesquisa foi efetuada em livros pertencentes ao mesmo. É de referir que este aluno desde sempre se interessou pela matéria descrita.

                Apontamento do professor Américo Barbosa


Sem comentários:

Enviar um comentário