quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Os nossos alunos ou o esplendor de Portugal




No mês de Outubro, e guardando em mente a missão prioritária da Biblioteca de apoiar o desenvolvimento curricular, foram levadas a cabo no Centro Escolar N.º 2 diversas iniciativas sobre a Implantação da República em Portugal.
Deste modo, nas turmas do 3.º e 4.º anos, foram realizadas sessões interativas sobre este período determinante para a história do nosso país. As sessões iniciram-se com a apresentação de um PowerPoint sobre o contexto político e social que conduziu à queda da Monarquia e à instauração de um novo regime em Portugal. Após esta atividade inicial, os alunos tiveram a oportunidade de, através de jogos interativos online, e por conseguinte de forma lúdico-pedagógica, consolidar os seus conhecimento. As atividades incluíram palavras cruzadas, puzzles, questionários de resposta múltipla, pintura digital de bandeiras, entre outras. As sessões serviram ainda para identificar e conhecer os símbolos da República: a Bandeira Portuguesa, o Hino Nacional e o Presidente da República.
Como preparação para as referidas atividades foi ainda dinamizada pela Biblioteca Escolar uma exposição sobre esta temática que incidiu sobre as razões da queda da Monarquia, a ação do partido republicano e as principais diferenças entre os dois sistemas políticos. Também, e é de louvar, O Professor Américo Barbosa que leciona o 4.º ano, realizou uma exposição sobre a Revolução Republicana.
O momento mais marcante foi no 3.º F quando, após a realização de um jogo em que os alunos tinham de completar o Hino Nacional com as palavras em falta, começou a tocar o Hino Nacional. Imediatamente todos os alunos se levantaram e, com a mãozita sobre o peito, entoaram com inocente orgulho a canção que se chamava então “A Portuguesa”.

Sem comentários:

Enviar um comentário