terça-feira, 11 de outubro de 2011
Mês Internacional das Bibliotecas Escolares
A propósito da comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, foram realizadas no Centro Escolar N.º 2 do Agrupamento Vertical Fernando Casimiro Pereira da Silva inúmeras sessões no sentido de contribuir para a formação dos utilizadores da BE e que teve como público-alvo todas as turmas do 1.º Ciclo.
Após uma apresentação das regras de utilização da BE, os nossos pequeninos utilizadores
visionaram um powerpoint retomando as principais etapas da história das bibliotecas e divulgando os serviços propostos pela BE e respetiva amostra do seu espólio.
Num segundo momento da visita, e após a distribuição do Guia de Utilizador, procedeu-se à apresentação das zonas funcionais da BE assim como a sua organização.
A par de uma sensibilização para a importância da leitura nas suas várias vertentes que se procurou constante, as sessões contaram ainda com actividades de promoção da leitura. Assim, e atendendo ao facto de que a vinda dos alunos do 2.º ano coincidiu com o Dia Mundial da Alimentação estes ouviram contar a história “A Lagartinha Comilona” de Eric Carle acompanhada pelo respectivo visionamento em powerpoint. Os alunos tiveram ainda a oportunidade de construir uma colorida lagarta e pintar fichas sobre a mesma história.
Já os alunos do 3.º ano visionaram o filme de animação “A Menina que odiava livros” baseado na obra de Manjusha Pawagi, após o qual se debateu a mensagem veiculada pelo filme.
Os alunos do 4.º ano visionaram o livro digital feito a partir de O Incrível rapaz que comia livros de Oliver Jeffers, e que muito impressionou os mais pequenos. Muitos ficaram com vontade de fazer como o Henrique, começar por saborear uma palavra, depois uma frase, e quem sabe até um livro inteiro! Esta verdadeira metáfora sobre o prazer da leitura ensina-nos que não há um caminho fácil para o conhecimento nem para o sucesso. Se almejarmos ser, como o Henrique, a pessoa mais esperta do mundo, teremos mesmo de saborear os livros na nossa mente e guardar os novos conhecimentos na gaveta da nossa memória e nos recantos sinuosos do nosso coração.
Os alunos participaram ainda num jogo em que tiveram de alimentar o Henrique com livros específicos. A sobremesa do Henrique consistiu no Livro com Cheiro a Chocolate de Alice Vieira.
Todos os amiguinhos da BE receberam também um marcador de livros alusivo ao Escritor do Mês.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário